Como escolher o tapete para cada ambiente da sua casa?
O tapete pode ser o centro de um ambiente. Às vezes ele é a parte mais chamativa, o ponto de destaque da decoração, outras ele pode compor de maneira mais neutra. O fato é que um tapete bem escolhido faz toda diferença, construindo um visual agradável, trazendo conforto e aconchego. Você sabe escolher o tapete para cada ambiente da sua casa ?
Continue lendo esse artigo que iremos te ajudar a escolher a peça mais adequada!
Um pouco sobre o tapete
Ninguém sabe a origem exata do tapete, já que os principais materiais usados na confecção do produto não são à prova de séculos. Contudo, o primeiro tapete em registro é do Irã, há cerca de 2.500 anos.
No início não havia um viés decorativo os tapetes eram usados para aquecimento, forração e até para dormir. Com o passar do tempo, começou a ser visto e confeccionado em ambientes domésticos para decorar e incrementar. De sua criação até os grandes palácios, o tapete passou por vários continentes e estágios de uso. Ainda hoje, o Oriente Médio, parte do berço desse item, é conhecido por seus tapetes persas, turcos e egípcios.
Entenda o seu gosto
A primeira coisa que se deve fazer antes de escolher o tapete para cada ambiente é entender o seu gosto! Afinal, a sua casa é seu lar, deve expressar você mesmo e estar cercada daquilo que te faz bem, agora como entender melhor o seu gosto? Vamos te dar algumas dicas:
- Separe ideias que te agradem, seja em uma pasta em seu celular ou computador, ou em alguma rede social como Instagram ou Pinterest. O importante é você separar bastante ideias sem pensar muito no que ou como aquilo te agrada. Para pesquisar você pode usar palavras como tapetes, ambientes com tapetes, ou pelos nomes dos ambientes.
- Após separar, você já vai ter uma boa ideia do que gosta, agora é hora de analisar as imagens, perceber que cores, elementos e texturas você percebe nelas e anotar.
- Pronto, agora você tem uma ideia do que te agrada, então, vem a parte divertida: encaixar o seu gosto em cada ambiente.
Entendendo seu gosto, um pouco sobre modelos, texturas e materiais, iremos listar o que prestar atenção na hora de comprar o seu tapete em cada ambiente da sua casa!
Tapetes para banheiro
Vamos começar com um dos ambientes mais complexos para a escolha do tapete: o banheiro!
O tapete nesse ambiente tem funções além da estética, ele serve para o conforto térmico e segurança. Em geral, os pisos são frios e muitas vezes podem ser usados para auxiliar a secagem de áreas como banheiras e boxes.
Sabendo o seu gosto, na hora de escolher o tapete do banheiro separe o ambiente em duas áreas: molháveis e não molháveis.
- MOLHÁVEIS: prefira materiais que podem ser molhados constantemente e com fácil absorção de água, não escolha tecidos que são escorregadios, prefira antiderrapantes. Como, por exemplo, plástico flexível, ótimo para não escorregar.
- NÃO MOLHÁVEIS: para áreas mais secas, como fora do box, os melhores materiais indicados são poliésteres emborrachados com EVA e polipropilenos, ambos antiderrapantes.
Você ainda pode apostar em materiais mais quentes, como algodão, para tapetes de inverno, mas fique atento a segurança do ambiente, já que esses podem ser escorregadios.
Sabendo o material ideal, agora você pode se atentar para os modelos, desde tapetes redondos, jogos de tapetes de banheiro, passadeiras e mais. Aqui vale o que irá caber no seu banheiro e ficar mais harmônico, podendo variar de estação em cada estação.
Tapete para cozinha
Para definir o melhor tapete para cozinha você deve começar decidindo em que locais irá colocar ele. Será perto de pias ou fogões? Ou uma passadeira nos armários? Talvez de baixo da mesa?
Após definir o local, opte por modelos que irão compor melhor visualmente, por exemplo, mesas redondas combinam com tapetes quadrados, passadeiras ficam ótimas perto de armários compridos.
Para o material, vale o mesmo dos tapetes para banheiros, em áreas perto da pia escolha os antiderrapantes, é valido também procurar materiais não tão inflamáveis próximo a fogões.
Tapete para sala de jantar
Na sala de estar está tudo liberado! Aqui você não precisa se preocupar muito com o tipo do material, podendo escolher tecidos confortáveis e apenas pela aparência.
Para tapetes para sala de estar você pode escolher mais de um para fazer uma composição, é recomendado é que ele sempre seja maior que sua mesa com cadeiras. É possível compor por semelhança, mesa quadrada com tapete quadrado, retangular com retangular. E por diferença, misturando uma mesa quadrada com um tapete redondo ou vice e versa.
Tapetes de pelo alto ou espessos são uma ótima pedida, eles podem vir em cores neutras, mas, também, como destaque, com coloridos ou estampas. Caso queira alongar o ambiente escolha peças maiores que seus móveis, se quiser trazer uma sensação de aconchego opte por tapetes que tenham comprimento parecido com o da sua mesa.
Tapete para quarto
Para o quarto a palavra essencial é conforto! O tapete para quarto que irá ser o ideal para você tornará esse ambiente um pedacinho do céu. Defina qual é a sensação que deseja passar, você quer alongar o seu ambiente? Deixar mais claro? Seu objetivo irá influenciar em qual modelo escolher.
A dica da mesa de estar continua válida aqui, caso queira alongar prefira tapetes retangulares maiores que sua cama, coloque em posição deitada em relação à cama de preferência começando após a mesa de cabeceira. Em camas não encostadas na parede é possível colocar uma peça que transborde por todos os lados.
Aqui é o local para brincar com as texturas e materiais, sempre prestando atenção na temperatura, pois é o seu tapete que deixará seu quarto mais quente ou arejado.
Tapete para verão
No verão, ou em temperaturas mais quentes, prefira materiais que permitem uma passagem de ar maior nas fibras como: sizal, juta e fibra sintética. Além de frios, eles possuem uma sensação mais fresca ao toque.
Tapete para o inverno
No inverno ou em temperaturas baixas, materiais naturais são ótimos isolantes térmicos, como lã, pelo e algodão. Prefira também tapetes fofos e de pelos longos, assim além de aumentar a sensação térmica, visualmente passam aquela sensação de quentinho.
Tapete para sala
Quando for escolher o tapete para sala escolha que locais terão a peça, exemplo, entre o sofá ou a TV. Defina se terá mais de um tapete. A sala é um ótimo lugar para se divertir, usando formatos irregulares e diferentes.
Para quem gosta de algo mais chamativo vale escolher cores fortes ou estampas conceituais, podendo usar tapetes de cortes irregulares como os de pele. Esse ambiente é um dos mais confortáveis para arriscar.
Para famílias grandes e com crianças, o material escolhido pode transformar o chão em um espaço de conforto e brincadeira, prefira materiais de baixa manutenção.
Na sala, como no quarto, vale apena se atentar a estação, com materiais mais quentes para o inverno e mais frescos no verão.
Tapete para área externa
Quando o assunto for escolher o tapete para seu ambiente externo os principais pontos para atentar-se são: durabilidade, resistência e exposição ao sol e chuva.
Para um tapete externo é preciso investir em um produto de qualidade superior, ele deverá ser resistente ao tempo, mesmo que eu não seja exposto diretamente a ele. Materiais mais robustos são os mais indicados. O modelo dependerá do efeito e área, vão desde esteiras, capachos a tapetes comuns. Os componentes mais naturais como bambu e sisal sempre ficam harmoniosos com nesse cômodo.
O tapete para cada ambiente
Agora que você já sabe como escolher o tapete para cada ambiente da sua casa que tal passar na DAJU e conferir nossos produtos? Temos tapetes para todos os gostos, ambientes e estações! Para ficar por dentro das nossas ofertas de tapetes clique aqui.