A escolha da cortina certa requer conhecimentos específicos, como por exemplo, saber escolher o tamanho ideal, você sabe como?
Acompanhe as dicas para aprender a escolher o tamanho de cortina perfeito.
Tamanho de cortina: como saber qual tamanho ideal?
Aposto que você sabe que a existência de cortinas em um ambiente é fundamental, né? Ela é um dos principais elementos que dão sensação de conforto e elegância. Por esse motivo, você deve prestar muita atenção na hora de adquirir esse produto.
Além de analisar as cores, texturas e transparência, você deve pensar nas medidas que vão garantir a excelência da sua escolha. Vamos te ajudar a definir qual o tamanho ideal, antes você deve decidir o tipo de cortina:
Cortina pronta ou cortina sob medida?
Isso depende muito do seu objetivo.
Ambas possuem vantagens e características diferentes. Se você quer um produto único, que serve perfeitamente no seu ambiente, feito exclusivamente para você e está disposto a pagar o preço, a melhor opção é a cortina sob medida.
Se você busca uma solução mais econômica, mas não abre mão de qualidade, sua escolha está na cortina pronta. Vamos falar de ambas as opções e te ajudar a saber qual o tamanho da cortina:
Cortinas prontas
Cortinas prontas são mais baratas do que a versão sob medida, contudo, isso não tem a ver com a qualidade do produto. O que acontece aqui é que cortinas prontas são feitas em larga escala, ou seja, produzidas em grandes quantidades. Quando isso acontece, existe a possibilidade de vender a um preço mais acessível do que peças artesanais ou peças únicas.
Como saber o tamanho das cortinas prontas?
– O ideal é deixar a cortina passar de 20 a 30 cm para cada lado ou então instalar a cortina de parede a parede;
– Para a altura, escolha sempre cortinas que vão até o chão para salas ou quartos. Para cozinha, opte por modelos curtos;
– Ela pode ficar logo acima da janela ou presa ao teto.
Cortinas sob medida
Caso você escolha comprar o tecido em metro, terá a vantagem de já estar incluso no preço a instalação do produto, além de maior liberdade na hora da escolha, pois determinados modelos e tamanhos são muito difíceis de encontrar, e a opção sob medida encaixa perfeitamente.
Como saber o tamanho das cortinas sob medida?
– Especialistas recomendam que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela, assim ela terá o caimento perfeito (isso vale para cortinas com varão ou haste);
– Para cortinas com trilhos, o indicado é que tenha 2,5x o tamanho da largura da janela;
– Se você quiser uma cortina com maior franzimento, independente do modelo, multiplique o valor por 3.
Agora, outra escolha, o que você irá preferir: cortinas longas ou curtas?
O tamanho da cortina é muito pessoal, se recomenda usar na sala de estar uma cortina longa, por exemplo. Em ambientes como cozinha ou escritório, o indicado são as cortinas curtas.
Cortinas longas
Para dar um toque de elegância e requinte para o quarto ou sala, as cortinas longas são a melhor pedida! São feitas de tecidos mais pesados e de maior qualidade. O suporte deve estar bem próximo do teto e deve ir até o chão. Quando usada nessa posição, as cortinas dão um ar de amplitude, aumentando o ambiente.
Cortinas Curtas
Em ambientes como cozinha, escritório ou quarto das crianças, a escolha ideal são as cortinas curtas. Nesses casos, o modelo mais comum são as persianas ou as do tipo romana. O tamanho desse estilo de cortina é apenas o suficiente para evitar o vazamento de luz pelas extremidades.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o tamanho das cortinas, que tal dar uma repaginada nos ambientes aí na sua casa? Ah, clicando aqui você tem acesso ao nosso GUIA COMPLETO DE CORTINAS para ficar por dentro desse universo e fazer sempre a escolha certa! Visite o site DAJU e nossas redes sociais INSTAGRAM e FACEBOOK!