Limpeza de tapete: 3 dicas para limpeza e manutenção de tapetes
Os tapetes podem ser nossos grandes aliados quando o assunto é decoração. Se você fizer a escolha certa nesse item, terá um ambiente renovado, com mais aconchego e estilo. Mas, para ele atingir todo seu potencial no cômodo escolhido, é necessário fazer a limpeza apropriada para evitar problemas de saúde (e também problemas estéticos).
Para impedir respiratórios e o acúmulo de poeira e ácaro, separamos 3 dicas para te ajudar a fazer a limpeza dos tapetes de forma correta e deixar sua casa mais bonita e perfumada.
Bora aprender?
1. LEIA A ETIQUETA
Pode não parecer, mas ler a etiqueta com informações de fábrica é algo muito importante. É lá que você vai encontrar a maneira correta de fazer a manutenção do seu tapete e também as indicações para a limpeza ideal.
Por exemplo, na etiqueta ao lado foram listadas 4 maneiras de fazer a limpeza e manutenção do tapete. Atente-se ao tipo do material do tapete, pois é a partir dele que você descobrirá a melhor forma de fazer a higienização.
PRINCIPAIS TIPOS DE MATERIAIS
ALGODÃO: é o tecido mais fácil de limpar e indicado principalmente para quarto e sala.
LÃ: acumula mais facilmente a sujeira, portanto, não é indicado em áreas de maior passagem.
COURO: é um produto muito resistente. É indicado para salas de visita.
POLIAMIDA: absorve pouca umidade, é indicado principalmente para banheiros e área de serviço.
BORRACHA: é um modelo antiderrapante, ideal para box do banheiro.
FIBRA NATURAL: feito para áreas externas.
NYLON: são super resistentes, portanto, uma boa opção para as decorações de salas.
PREPARATIVOS PARA A LIMPEZA DE TAPETE
Antes de já começar aplicando produtos e tentando remover manchas, é importante abrir as janelas do ambiente e deixá-lo arejado. Logo depois, passe muito bem o aspirador de pó por todo o tapete.
Agora sim, vamos conhecer os produtos ideais para deixar seu tapete limpíssimo!
2. USE OS MELHORES PRODUTOS: PRODUTOS PRÓPRIOS x PRODUTOS CASEIROS
A maioria das pessoas acredita que para ter uma boa limpeza do tapete é necessário correr ao supermercado e escolher vários produtos químicos, mas estão enganados. Além de ser um custo alto, esses produtos podem danificar o tecido, trazendo um aspecto desgastado e acabando com o tempo de vida do seu tapete. As soluções naturais fazem um ótimo papel e são suficientes para deixar seu tapete novinho, dá só uma olhada nas nossas sugestões:
VINAGRE
Além de limpar completamente, o vinagre ajuda na exterminação dos germes. Para fazer a higienização completa, você vai precisar de água morna, detergente neutro e vinagre branco. Dilua o detergente em um balde de água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre o tapete e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com pano úmido e deixe secar.
AMACIANTE
Essa misturinha é ótima para tapetes felpudos pois além do bom cheiro ela proporciona uma boa limpeza.
Você vai precisar de detergente neutro, água e amaciante de roupas. Misture os três ingredientes em uma solução que fique bem aquosa e umedeça a superfície do tapete, passando uma escova macia. Finalize com um pano úmido e deixe secar.
BICARBONATO DE SÓDIO
Essa é uma misturinha para fazer a limpeza a seco. Basicamente você precisa de bicarbonato de sódio e algum ingrediente seco com aroma de sua preferência. Misture os dois ingredientes e aplique em todo o tapete. Deixe agindo por 30 minutos e aspire. Além de higienizar, o ambiente vai ficar cheiroso e agradável.
DETERGENTE LÍQUIDO
Algumas manchas específicas, como as causadas por gordura por exemplo, precisam de um poder maior de limpeza e o detergente líquido é ideal para isso. Nessa mistura você vai precisar de 1 litro de água e ¼ de xícara de detergente líquido neutro. Misture os dois ingredientes nessa exata proporção até começar a formar espuma. Com a ajuda de uma escova macia, esfregue essa espuma sobre a mancha em movimentos circulares. Isso vai retirar toda a sujeira que está inserida na fibra do tapete. Retire com um pano umedecido e espere secar.
COMO LIMPAR URINA DE CACHORRO NO TAPETE
Os animais de estimação podem desenvolver o péssimo hábito de fazer suas necessidades nos tapetes de casa, portanto, para resolver esse problema, você vai precisar de um borrifador, vinagre branco e papel absorvente. Pressione o local com várias camadas de papel até absorver o máximo possível da urina. Depois, borrife o vinagre não diluído na área afetada. Ele vai neutralizar a acidez da urina, eliminar o odor e matar os germes.
3. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Para garantir uma higienização completa considere levar até um serviço especializado.
Esse local conta com profissionais que possuem capacidade de remover todos os microrganismos de remoção mais difícil e manchas que você não consegue retirar em casa.
Essa é uma boa opção para casos mais graves como inundações ou sujeiras provocadas por obras.
Com essas 3 dicas não tem desculpa pra não deixar seus tapetes cheirosos e novinhos em folha, né? Fique de olho por aqui que estamos sempre trazendo truques, dicas e informações para manter sua casa sempre bonita e facilitar o seu dia a dia!