As crianças merecem o melhor, não é mesmo? Quartos coloridos que estimulem a criatividade são uma ótima pedida. Confira algumas dicas que separamos especialmente para você.
Decoração infantil: veja como montar o quarto das crianças
De todos os cômodos da casa, o quarto é o cômodo mais íntimo, afinal, é ali que você descansa e que serve como refúgio todos os dias. Por esse motivo, é muito importante que a decoração seja um reflexo dos seus gostos e personalidade.
Quando se trata de um quarto infantil, o assunto é o mesmo. Independente da idade da criança, deve-se levar em consideração o conforto, segurança e que traga referências de seus gostos e atitudes.
Para decorar o quarto infantil é importante levar considerar algumas coisas:
– A personalidade da criança;
– Móveis funcionais;
– Pinturas e cores que estimulam a criatividade e imaginação.
Separamos algumas técnicas e ideias de decoração infantil para transformar o quarto e deixá-lo do jeitinho que seu pequeno merece!
MÓVEIS FUNCIONAIS
As crianças crescem super rápido, né? Por esse motivo é interessante apostar em móveis que adaptem-se com o passar dos anos.
A dica é apostar em móveis funcionais, pois dessa forma você consegue transformar o quarto sem a necessidade de trocar tudo com frequência. Os nichos nas paredes, por exemplo, servem para guardar brinquedos quando a criança é pequena. Com o passar do tempo, esses mesmos nichos podem servir para guardar livros e cadernos.
Outra opção é a cama com baú. Ela serve para guardar fraldas e brinquedos na infância, como também roupas e cobertores na adolescência. A ideia principal é criar ambientes que sejam úteis para todas as idades.
CORES
Uma das principais funções das cores é trazer sensações. É preciso cautela na escolha dos tons, sempre levando em consideração os efeitos que eles podem causar. Um quarto totalmente colorido e com cores fortes, pode deixar a criança agitada. Enquanto tons neutros trazem aconchego e calma.
O ideal é ter elementos coloridos para estimular a criatividade e imaginação, mas também cores neutras que deixarão o espaço acolhedor.
ALMOFADAS E PELÚCIAS
Além de barata, uma peça que pode dar todo o charme para a decoração é a almofada. É um investimento que compensa muito, pois você pode comprar apenas capas novas e manter as espumas, transformando o ambiente conforme a idade e decoração do quarto.
Nos quartos infantis, além de fazer parte da decoração em nichos e prateleiras, as almofadas também podem ir em cima da cama para dar um toque a mais de aconchego.
Atualmente é possível encontrar diversos modelos de almofadas: coloridas, cores neutras, com estampa e também em formato de bichinhos, que servem como brinquedo para as crianças.
Lembre-se de buscar peças hipoalergênicas para evitar o acúmulo de ácaros e bactérias e assim evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias, ok?
TAPETES DE PELO BAIXO
O tapete é um produto indispensável para garantir maior conforto e aconchego no quarto, além de proporcionar um espaço mais seguro para as crianças.
Aposte em modelos de pelos baixos para evitar tropeços e também para facilitar a limpeza do ambiente.
ILUMINAÇÃO CONTROLADA
Você já ouviu falar das lâmpadas dimerizáveis? São lâmpadas que possibilitam o controle da intensidade do brilho da luz no quarto, ou seja, você consegue deixar o ambiente mais claro ou com uma luz baixinha agradável que acalma as crianças.
Agora que você já sabe mais sobre a decoração de quarto infantil, que tal começar a colocar em prática nossas dicas aí na sua casa? E se você tem também um quarto de visitas e tá precisando de boas ideias sobre o que fazer com ele, clique aqui e saiba mais!
Dá uma olhadinha nas nossas redes sociais também: instagram e facebook, por lá estamos sempre atualizando com conteúdos legais!