TIPOS DE CORTINAS: aprenda tudo e saiba qual é a melhor para você!
Uma cortina pode ter várias funções: decorar sua casa, dar privacidade, proteger um local da luz ou vento. Ela pode chamar atenção em um ambiente ou passar despercebida, o fato é: mesmo discreta esse item é um dos mais importantes do seu lar. Quer entender tudo de cortina para poder sempre escolher a melhor para sua casa? Continue lendo e aprenda sobre os tipos de cortinas.
Tipos de cortinas
Persianas
É um tipo de cortina formada por lâminas, dispostas horizontalmente. Elas podem ser feitas com plásticos, metais, bambus ou tecidos.
As persianas são ótimas para bloquear a luz externa e ajudam no controle de temperatura. Um ponto de atenção é que a limpeza delas é mais trabalhosa, em alguns casos precisando de uma limpeza profissional. São aliadas para aqueles que possuem alergias, pois acumulam menos pó em suas fibras. Há alguns tipos de persianas específicos, como:
Romana
Persianas com dobras plissadas e gomos horizontais, que se dobram a fechar a cortina. Dão um toque clássico ao ambiente.
Duofold
Duofold ou top down são persianas com abertura em cima e em baixo, como uma sanfona, sendo mais flexíveis quanto ao fechamento.
Cortinas blackout ou corta luz
A cortina blackout ou corta luz é uma queridinha aqui no Brasil, como somos um país com grande incidência de sol essa cortina conquistou nossos corações, já que bloqueia totalmente a luz exterior.
Blackout ou corta luz é o nome que damos a cortinas que bloqueiam a incidência de sol, elas podem ser de poliéster, acetato ou algodão, encontradas em modelos claros ou escuros. Com a possibilidade de serem usadas sozinhas ou compondo com outras cortinas, são perfeitas para ambientes como quartos, salas de tv ou qualquer lugar onde você queira privacidade e controle de luminosidade.
Cortinas de Voal
A cortina de voal ou voil é fabricada com tecidos finos e transparentes. Sua textura e aparência lembra de um véu. São feitas de mesclas de tecidos, especialmente poliéster.
Ideais para decorações em que não se tem como objetivo escurecer o ambiente. Podem ser usadas isoladamente ou para combinar com outro modelo de cortina. Tecidos mais escuros ou estruturados ficam perfeitos com a cortina voal.
Cortinas de Rolô
Ainda pouco conhecida, a cortina de rolo conta com um acionamento de enrolar e desenrolar, ela literalmente pode ser enrolada para ser aberta ou desenrolada para fechar.
São práticas e de fácil limpeza, podendo ser manuais ou automáticas, combinam com escritórios e ambientes sóbrios.
Painel
As cortinas painéis visualmente parecem persianas invertidas, porém com placas maiores. São formadas por grandes placas verticais em grandes extensões de paredes, lembrando um “paredão”.
Ficam ótimas em espaços compridos ou ambientes grandes, trazem um toque de sofisticação e modernidade.
Agora que você já conhece os tipos de cortinas, iremos deixar algumas dicas para você considerar na hora de comprar a sua cortina.
DICAS PARA ESCOLHER CORTINAS
Antes de escolher sua cortina preste atenção em:
- Tipo da cortina
Além dos tipos citados acima, confira se a cortina precisará de alguma instalação diferenciada e qual será sua estrutura: persiana, varão, trilho e outras.
- Comprimento
O comprimento depende do efeito que deseja causar, por exemplo, quer um ambiente alongado? Tenha uma cortina do teto ao chão. Descubra o efeito desejado e preste atenção no comprimento ao comprar.
- Tecido
O tipo de tecido também influenciará na temperatura do ambiente, incidência de luz e efeito da decoração.
Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre? Fique atento em nossas redes sociais para mais conteúdos. Instagram Daju, Facebook Daju, Blog Daju.